Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Abertura da 3ª Semana Brasileira de Catequese em Itaici - SP

“Sem o impulso da catequese não há como formar os discípulos missionários de que o mundo necessita”, afirma presidente da CNBB


O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Geraldo Lyrio Rocha, afirmou, nesta terça-feira, 6, durante a abertura da 3ª Semana Brasileira de Catequese (SBC), que catequese precisa estar em toda a ação evangelizadora da Igreja. “Sem o impulso da catequese em todas as instâncias da ação evangelizadora, não há como formar os discípulos missionários de que o mundo necessita”, disse o arcebispo.


A SBC teve início hoje, em Itaici (SP), e prossegue até domingo, 11. São 480 pessoas, em sua maioria, catequistas vindas de todo o país, que discutem o processo de formação dos católicos através do tema “iniciação à vida cristã”.

Segundo o presidente da CNBB, a Igreja precisa implementar uma catequese de inspiração catecumental. “Temos consciência dos desafios e das dificuldades em implantar na catequese um novo modelo de iniciação, mas acreditamos que seja este o modo mais eficaz para responder aos desafios atuais”, disse.

Dom Geraldo lembrou, ainda, que os cristãos são desafiados a viver um modo de ser Igreja “que tenha a Palavra de Deus como fonte, a oração comum como alimento e a vida em plenitude como meta da missão”.

O presidente da Comissão Bíblico-catequética da CNBB, responsável pela Semana Brasileira de Catequese, dom Eugênio Rixen, fez uma memória histórica da catequese no Brasil e destacou a catequese como missão da Igreja “que não pode viver sem catequese nem liturgia”.

Dom Eugênio disse, ainda, que a catequese deve ser “com adulto, familiar e permanente”.


Já o bispo de Rondonópolis (MT), membro do Departamento Missão e Espiritualidade do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), dom Juventino Kestering, ressaltou que o trabalho da catequese da Igreja no Brasil é uma referência para a America Latina e Caribe.

“O Celam tem muito interesse pela catequese do Brasil, pelas publicações e curso. Este trabalho é muito visto e admirado pelas Conferências Episcopais da América Latina”, observou.

Celebração


Um clima extremamente orante e alegre marcou a celebração presidida por dom Geraldo, antes da abertura oficial da SBC. O círio pascal, a água, a imagem de Nossa Senhora Aparecida e os símbolos, acompanhados de refrões meditativos, levaram os catequistas à reflexão e à oração.

O texto bíblico lido é o que empresta a frase do lema desta Semana, tirado de São Lucas “Nosso coração arde quando ele fala, explica as escrituras e parte o pão”. Uma cruz foi entregue a todos os participantes, ao final da celebração, indicando a missão de todos os batizados.




Fotos: Pe. Altevir,CSSp



Nenhum comentário:

Postar um comentário