Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

3ª SBC discute catequese e pastoral orgânica.


“Nossa Igreja: um organismo ou um conjunto de gavetas?” Com esta pergunta, a ex-assessora nacional da catequese, Therezinha Cruz, iniciou sua palestra sobre “A catequese na renovação da pastoral orgânica”. Segundo afirmou, nem sempre a Igreja é vista no seu conjunto, mas “percebida aos pedaços”.


Therezinha foi uma das conferencistas deste sábado, 10, na 3ª Semana Brasileira de Catequese, organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Itaici (SP). Desde terça-feira, 6, 480 pessoas debatem o tema da “iniciação à vida cristã”, inspirado no texto do evangelho de São Lucas “nosso coração arde quando Ele fala, explica as escrituras e parte o pão”.

Para a catequeta, a catequese deve ser “mergulho na proposta de Jesus” que age no campo pessoal, quer laços na comunidade e orienta para uma sociedade melhor. “Precisamos de uma catequese aberta a essas três dimensões da vida e da ação de cada cristão. Elas não são terrenos separados. Cada uma que faltasse prejudicaria as outras duas”, acentuou.

Therezinha lembra também que a pastoral orgânica “envolve atitudes e planejamento” e exige “um certo tipo de espiritualidade”. “Quem não sabe ser ‘um’ com os outros como Jesus pediu, quem quiser brigar para ver quem é o maior até no serviço ao Reino, quem não sabe ser feliz porque a ‘multidão de fiéis era um só coração e uma só alma’ não está em condições de colaborar numa pastoral orgânica”, concluiu.
 
Matéria retirada no site da CNBB
 
Você poderá acessar o conteúdo completo desta palestra no ícone "downloads" em nosso Blog, pois lá estamos colocando o conteúdo completo das palestras e conferências que estão acontecendo na 3ª Semana Brasileira de Catequese em Itaici-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário