Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

3ª SBC: A Iniciação cristã ontem e hoje

Este foi o tema da palestra proferida pelo especialista em catequese, padre Luiz Alves de Lima, na tarde desta quarta-feira, 7, em Itaici (SP), na 3ª Semana Brasileira de Catequese. O evento, organizado pela Comissão Bíblico-catequética da CNBB, foi aberto ontem pelo presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha.




“Iniciação cristã é todo o processo pelo qual alguém é incorporado ao mistério de Cristo Jesus”, disse padre Lima. “Teologicamente falando a verdadeira iniciação se dá na celebração dos sacramentos do Batismo, Eucaristia e Crisma, chamados justamente, a partir do século XIX, de Sacramentos da Iniciação”, esclarece.


Padre Lima explica que a iniciação cristã é tanto para os batizados quanto para os que não foram batizados.


“A iniciação cristã para os já batizados consiste em desenvolver os germens da fé já infundidos no sacramento do Batismo. Para os não batizados é o processo que conduz ao mergulho total (batismo) no mistério de Cristo Jesus”, disse.

Matéria retirada no site da CNBB.


Você poderá ler a íntegra desta Palestra, no item "Downloads" em nosso Blog, onde está sendo disponibilizado o material produzido na 3ª Semana Brasileira de Catequese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário