Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

3ª SBC: Mudanças de época são tempos profundamente libertadores, diz teólogo.

Clara, objetiva e didática. Assim pode ser descrita a primeira conferência da 3ª Semana Brasileira de Catequese (SBC), proferida na manhã de hoje, 7, pelo teólogo do Rio de Janeiro, padre Joel Portela. Ele explicou em detalhes para os 480 participantes do encontro o que significa “mudança de época”, dentro do contexto da catequese.  O teólogo passou uma mensagem otimista ao concluir dizendo que “mudanças de época são tempos profundamente libertadores”. “Libertam-nos de apegos que já não ajudam na vivência e na transmissão do Evangelho. Libertam o próprio Evangelho da poeira do tempo e de costumes que, algumas vezes, são colocados e mesmo sobrepostos à Boa Nova como se Boa Nova fossem”, disse.


A 3ª SBC começou ontem, 6, em Itaici (SP) e prossegue até domingo. Ela congrega bispos, padres, religiosas e leigos coordenadores de catequese das 272 dioceses do Brasil. O encontro debate o tema da “iniciação à vida cristã” e faz parte da celebração do Ano Catequético Nacional, proclamado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e aberto em abril deste ano.

Padre Joel destacou que o termo “mudança de época”, cunhado pela Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e do Caribe, em Aparecida (SP), em 2007, “revela a radicalidade das mudanças”, que o mundo sofre de forma acelerada, “ainda que em graus distintos de afetação”.

Segundo o teólogo, esta mudança coloca alguns aspectos “em baixa” e outros “em alta”. Estão em baixa a instituição, a tradição, o sonho, a utopia, o eterno, a ética. Em contraposição, estão em alta o indivíduo, a novidade, o prazer imediato, o transitório, a estética.

Importa destacar que não se trata de rejeição de um dos pólos, mas de supervalorização de um e redução na importância do outro”, explica. “Não se está aqui emitindo um juízo de valores sobre um período ou outro. Ninguém pode afirmar que, em termos de evangelização, uma época é melhor que a outra. Elas são diferentes, exigindo de nós assumir a mudança, reconhecer que estamos num ambiente distinto daquele ao qual estávamos acostumados”, acrescenta.

Uma das características da sociedade atual, marcada pelas mudanças, é que não existe mais a chamada “sociedade ou cultura cristã”. “Não vivemos mais no que os estudiosos chamam de cristandade, identificação entre a religião e a cultura, a mentalidade predominante. A mudança de época traz para o centro da cena a figura da secularização, através da qual a dimensão religiosa se desligou das instituições, da tradição e das normas objetivas”.

Matéria retirada no site da CNBB.

Você poderá ler a íntegra desta Conferência, no item "Downloads" em nosso Blog, onde será disponibilizado o material produzido na 3ª Semana Brasileira de Catequese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário