Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

3ª SBC: Teóloga afirma que mudanças exigem repensar identidade cristã

“Como fazer da catequese um verdadeiro caminho de discipulado? Será que a nossa catequese é um verdadeiro caminho de discipulado? Quais as novas linguagens que precisamos utilizar para que o seguimento de Jesus e o caminho de discipulado sejam significativos e portadores de vida nova para os catequizando?”



Estas foram as perguntas que a teóloga, Irmã Vera Bombonatto, procurou responder em sua conferência sobre a catequese como caminho para o discipulado. A palestra foi proferida na manhã de hoje para os 480 participantes da 3ª Semana Brasileira de Catequese que a CNBB realiza, desde a terça-feira, 6, na Casa de Retiro da Vila Kostka, em Itaici (SP).

Segundo a teóloga, o momento atual, caracterizado pela mudança e pluralidade, traz o imperativo de repensar a identidade cristã. “Ser cristão não é simplesmente aceitar uma doutrina e ser fiel a determinadas normas, sem dúvida, importantes, mas é seguir uma pessoa que nos atrai a si e conquista o nosso coração: Jesus de Nazaré”, explicou.

Para a religiosa, a catequese deve levar em conta a realidade atual. Para isso “é imprescindível, de um lado, evitar o perigo de uma visão redutiva, fragmentada e estática do seguimento e do discipulado e, de outro recuperar seu significado profundo de sinônimo de totalidade da vida cristã que implica num processo para chegar a realizar em sua plenitude a existência cristã”.

“O grande desafio da catequese é a volta às raízes bíblicas do discipulado, vivido no horizonte do chamado ao seguimento, e sua constante atualização no hoje da nossa história, expressa com novos meios e novas linguagens”, concluiu irmã Vera.

Matéria retirada no site da CNBB.


Você poderá ler a íntegra desta Palestra, no item "Downloads" em nosso Blog, onde está sendo disponibilizado o material produzido na 3ª Semana Brasileira de Catequese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário