Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Histórico da semana brasileira de catequese

1ª Semana Brasileira de Catequese (SBC)
13 a 18 de outubro de 1986 – Itaici -SP

Um tempo novo para a Catequese

Durante a década de 1980 num cenário de intensa mobilização para que a catequese no Brasil apresentasse nova face, modelada pelo Espírito, no documento Catequese Renovada, que dói aprovado pela 21ª Assembléia Geral da CNBB no dia 15 de abril de 1983, reacendeu a paixão catequética nas forças vivas da Igreja no Brasil.
O tema central da 1ª SBC foi “Fé e vida em comunidade – Renovação da Igreja e transformação da sociedade”, nasceu do contexto : mudança de regime político, reforma monetária, debates da teologia da libertação e atuação profética da Igreja diante das injustiças.
Um sonho realizado

Os 450 participantes vindos de todas as regiões do Brasil puderam viver num clima catequético, interagindo vida e fé nas reflexões, nos trabalhos de grupos, nas festas, nas celebrações e nos compromisso.
Os grandes temas expostos abriram as perspectivas para a renovação da catequese no Brasil. Durante a semana foi desenvolvido a proposta do método VER, JULGAR e AGIR. O “ver”, contextualização social e eclesial, foi abordado pelo Pe. Fernando Bastos d´Ávila e D. Luciano Mendes de Almeida; o “iluminar”, apresentando reflexões como “Bíblia e catequese”, “Comunidade-catequese-inculturação” e “Espiritualidade do catequista”, foi desenvolvido por Pe. W. Gruen, Pe. Marcello de C. Azevedo e D. Murilo Krieger; o “agir”, com perspectivas operacionais, foi indicado por Fr. Bernardo Cansi refletindo sobre “Métodos à luz do princípio de interação”, e por Inês Broshuis, que traçou o perfil do “Novo tipo de catequista e sua formação”.
Propostas para uma nova catequese

Fruto da partilha nos mini-seminários e da reflexão dos regionais, foram elaboradas propostas e dadas sugestões, condensadas nas Conclusões da 1ª SBC, na “Carta aos Catequistas do Brasil e Presidente da República”.

Alguns aspectos foram considerados prioridades no processo de renovação da catequese:
• Conceito e formação de catequistas;
• Organização da catequese;
• Catequese como dimensão eclesial e permanente;
• Catequese com adultos;
• Aprofundamento de aspectos da Catequese Renovada (CR);
• Princípio de interação, dimensão bíblica, ecumenismo.

Ao final da 1ª SBC muitos contagiados pelos debates e motivados pelas propostas de mudança, saíram sob o olhar da Mãe Aparecida, com a certeza de que vale a pena assumir uma catequese que renove a Igreja e transforme a sociedade!

2ª Semana Brasileira de Catequese (SBC)
08 a 12 de outubro de 2001 – Itaici - SP

A afirmação da Catequese com adultos como modelo

O despontar do novo milênio acordou a Igreja no Brasil para a necessidade de assumir algo que, na catequese, ressoava como que um estribilho, desde o Diretório Geral de Catequese aprovado em 1971: “Catequese com adultos, principal forma de catequese”.
Reafirmando o enunciado 120 da Catequese Renovada: “A catequese comunitária de adultos, longe de ser apêndice ou complemento, deve ser o modelo ideal e a referência, a que se devem subordinar todas as outras formas de atividade catequética. Ela deve receber uma atenção prioritária em toda a paróquia e comunidade eclesial de base”.
Assim é que foi escolhido o tema da 2ª SBC : “Com adultos, catequese adulta” e o lema: “Crescer rumo á maturidade em Cristo” (Ef. 4,13). Em torno deste tema, 459 participantes se irmanaram, refletiram, trocaram e celebraram suas experiências.
Durante toda a preparação para a 2ª SBC foi-se confirmando sempre mais a necessidade alcançar o seguinte objetivo “buscar caminhos para uma catequese e formação permanente de adultos que os ajudem a viver o compromisso com Jesus e sua proposta, numa Igreja de comunhão e participação”.
Uma semana marcante

O tema central, “Com adultos, catequese adulta”, foi abordada por diversos especialistas e permitiu realçar seus vários aspectos: a) o adulto no mundo de hoje: “Exposição dos resultados da pesquisa” (Ir. Nery, fsc); “Contexto sócio-econômico e cultural” (Pedro de Oliveira); “Condicionamentos psicológicos” (Pe. Edênio Valle, svc); “Condicionamentos morais” (Fr. Nilo Agostini, ofm); b) Desafio da educação da fé no mundo adulto: “Diálogo inter-religioso” (Faustino Teixeira); “Diálogo ecumênico, interno e intercultural” (Therezinha Cruz); c) O adulto no contexto eclesial: “O cristão adulto numa Igreja adulta” (Pe. Vitor Feller); “Modelos de catequese com adultos (Pe. E.Alberich, sdb); “Memória do catecumenato na história” (Pe. Luiz Alves de Lima, sdb); “Rica” (Pe. Domingos Ormonde); d) Catequese com adultos rumo à missão: “Atos dos Apóstolos, atos dos catequistas” (Pe. W. Gruen, sdb).
Outros temas específicos foram objeto de estudo em grupos. As dinâmicas, os relatos de experiências, os momentos de oração, de celebração e de festa, a convivência fraterna permitiram que a própria semana fosse uma catequese com adultos em ato.

Desafios e compromissos

A semana se prolongou nos compromissos assumidos em diversos níveis. No plano nacional foram concretizados:

• A elaboração do Diretório Catequético Nacional, aprovado na 43ª Assembléia Geral da CNBB em agostos de 2005, que contempla e enfatiza a catequese com adultos;
• A criação de um projeto de formação para os catequistas com adultos, traçado no Seminário Nacional, em 2006, e publicado na coleção “Estudos da CNBB”, n. 94, com o título Catequistas para a catequese com adultos: processo formativo.

3ª Semana Brasileira de Catequese (SBC)
08 a 12 de outubro de 2009 – Itaici -SP

Iniciação Cristã e Catequese Permanente

O Ano Catequético Nacional proposto pela CNBB culminará na 3ª SBC cujo tema é : “Iniciação à Vida Cristã”. Urge ultrapassar os limites da catequese e refletir a formação de uma forma integral e permanente, envolvendo as pastorais, os movimentos, isso é exigente e aponta para um novo paradigma, uma catequese bíblica, litúrgica e vivencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário